quinta-feira, 6 de março de 2014

Gatos pretos dão azar?


Já faz algum tempo que vi o vídeo da Lully que trata sobre gatos pretos, e quando houve a oportunidade na escola de fazer uma produção de texto do gênero coluna, resolvi escolher o tema já que é bastante interessante. 



Porque ainda tem pessoas que acham que gatos pretos são sinônimo de desventuras?


Os gatos foram domesticados há 9500 anos e começaram a ser domesticados no Oriente Médio.
Antes, os humanos andavam de um local para o outro quando determinado local não estava à altura deles (falta de comida e água), eram Nômades.

 Mas, quando os humanos começaram a se fixar em suas moradias, os homens  decidiram cultivar, e, com o início da agricultura, surgiu um contratempo na vida dos humanos na época: os ratos.
Os ratos eram atraídos pelas sementes que os homens colhiam. Então os gatos foram se aproximando dos homens, pois onde havia sementes, havia ratos, e os gatos queriam caçar os ratos para acabar com o transtorno dos humanos.
E foi então os humanos decidiram domesticar os gatos, para proteger as plantações e a população de ataques de roedores.

CURIOSIDADE: Na época, se alguém exportasse, maltratasse ou matasse um gato no Egito, era julgado com pena de morte, pois a população venerava os felinos.  E se um gato morresse natural mente, a família que cuidava do animal devia vestir trajes de luto.
Estava ótimo para os gatos, até a Idade Média (século XI) as coisas desandaram, assim como tudo que era “bom” antes da idade média, durante esse período, os gatos pretos  se tornaram associados a coisas negativas, e acreditavam que eles eram os animais domésticos de bruxas, e arrumaram  um pretexto para queimar os felinos na fogueira.

Essa associação entre gatos e as trevas, teve início quando os humanos perceberam que a maioria dos gatos tem hábitos noturnos, e geralmente encontramos gatos em cemitérios, já que os gatos adoram ambientes silenciosos.  E com a cor preta (que acreditam ser a “cor do demônio”)  os gatos negros eram associados ao inferno.

No século XVI, o Papa Inocêncio XVIII convocou os gatos pretos na lista de pestes que deveriam ser perseguidos pela inquisição. Portanto, os humanos começaram a caçar os gatos, por isso, houve uma proliferação de ratos , à vista disso teve inicio a um ataque de Peste Negra e Peste Bubônica.

A idade média acabou, mas a crença de que gatos pretos dão azar continua. Ainda há uma grande parte das pessoas  com preconceito  de que “gatos pretos dão azar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário